CINEMAS NOS

 

Objeto

 

1.         Os presentes termos e condições regulam as normas internas de funcionamento dos Cinemas NOS, o funcionamento das Apps Cinemas NOS, bem como a aquisição de bilhetes quer presencialmente quer através de meios eletrónicos.

2.         Os termos e condições são da responsabilidade da NOS Lusomundo Cinemas, S.A., com sede Rua Actor António Silva, 9, 1600-404 Lisboa, com número único de matrícula e de pessoa coletiva 503584320 ("NOS Cinemas").

3.         A frequência dos Cinemas NOS e a aquisição de bilhetes pressupõe a leitura, o conhecimento e a aceitação dos presentes termos e condições, os quais podem ser alterados, livremente e em qualquer momento, sendo o seu texto atualizado divulgado com uma antecedência mínima de 30 dias através do website cinemas.nos.pt ou das Apps Cinemas NOS.

 

Normas internas dos CINEMAS NOS

 

1.       O cliente pode escolher o filme, a sala de cinema, a sessão e o número de bilhetes a adquirir.

2.       O cliente pode reservar telefonicamente os lugares da sala de cinema, fornecendo o seu nome, n.º de telefone e e-mail (dado opcional). Caso o faça, receberá uma mensagem com a reserva.

3.       O cliente deve-se fazer acompanhar dos bilhetes em papel ou em formato eletrónico e proceder à sua validação junto do colaborador dos Cinemas NOS localizado na área de acesso às salas de cinema. Será vedado o acesso à sala de cinema a todos os clientes que apresentem um bilhete já validado.

4.      A partilha ou reencaminhamento dos bilhetes em formato eletrónico para qualquer outro número de telefone ou endereço de email que não corresponda ao que foi indicado pelo cliente no ato de pagamento, é da inteira e exclusiva responsabilidade do cliente, e pode impossibilitar o acesso à sala de cinema.

5.       Após entrada e enquanto permanecer na sala de cinema, o cliente deverá manter na sua posse o bilhete, cuja apresentação lhe poderá ser solicitada por qualquer funcionário dos Cinemas NOS.

6.      Os Cinemas NOS serão responsáveis pelo acompanhamento e tratamento das questões relacionadas com o funcionamento da solução de bilhética, bem como de questões específicas relativas aos filmes, salas de cinema e respetivos serviços de vendas, devendo o cliente, para este efeito, entrar em contacto através do endereço de email cinemas@nos.pt.

7.       As sessões deverão decorrer de acordo com o programa estabelecido. No entanto, circunstâncias excecionais poderão justificar a alteração da hora ou cancelamento de uma sessão. Neste caso, será garantida a substituição do bilhete ou o reembolso do mesmo.

8.      Antes do início da projeção as luzes da sala serão totalmente apagadas e poderá ser exibido um bloco de publicidades e trailers até 20 minutos. Algumas sessões terão intervalo e lugares de sala não marcados.

9.      Caso o cliente cause distúrbios na sala ou perturbe o normal decorrer da sessão, os Cinemas NOS reservam-se no direito de pedir ao Cliente que se retire da sala ou de recusar a sua entrada, sem que o mesmo tenha direito a exigir qualquer reembolso do preço do bilhete.

10.   Os Cinemas NOS negarão a entrada nas salas de cinema a pessoa cuja idade seja inferior à correspondente à classificação atribuída ao filme, bem como a menores que não estejam acompanhados pelos pais ou outros educadores, devidamente identificados, que por eles se responsabilizem. De acordo com a legislação em vigor, os menores de 3 anos não podem assistir às sessões de cinema. Em caso de dúvida, poderá ser solicitada documentação comprovativa.

11.   É proibido fumar, incluindo cigarros eletrónicos, consumir bebidas alcoólicas ou produtos alimentares que não sejam adquiridos no bar do cinema.

12.   Os clientes não podem entrar com objetos cortantes, garrafas de vidro ou outros objetos ou produtos que possam pôr em causa a segurança de pessoas e bens.

13.   É proibido, após o início da sessão, a utilização de qualquer equipamento de som, vídeo e telemóveis.

14.   Durante a exibição do filme os espectadores devem manter-se nos seus lugares.

15.   Apesar dos Cinemas NOS efetuarem rondas periódicas às salas de cinema, sempre que exista a deteção de qualquer perturbação ou anomalia, deverão os clientes informar de imediato, o funcionário.

16.   Os Cinemas NOS não se responsabilizam por qualquer objeto deixado dentro das suas instalações e os objetos perdidos nas salas dos Cinemas NOS, não reclamados no prazo de 30 dias, serão entregues a uma instituição de caridade.

17.   Os Cinemas NOS dispõem de Livro de Reclamações em todos os Cinemas, que, quando necessário, deverão ser solicitados ao Gerente de Serviço. Os Cinemas NOS, dispõem, igualmente, de Fichas de Reclamações/Sugestões que poderão ser utilizadas para os Clientes expressarem a sua opinião sobre o funcionamento dos cinemas.

App Cinemas NOS e App TV Cinemas NOS

 

1.       A App Cinemas NOS e a App TV Cinemas NOS são ferramentas que permitem aceder a informações sobre os filmes disponíveis nos Cinemas NOS, receber recomendações,  informações sobre estreias, e adquirir bilhetes e artigos de bar, nas salas de cinema identificadas.

2.       O acesso a algumas funcionalidades da App Cinemas NOS , como por exemplo a aquisição de bilhetes ou a receção de recomendações personalizadas, exige a utilização de um serviço de autenticação de utilizadores na App, designado NOS ID, e está sujeito às condições de utilização desse serviço, a consultar em: www.nos.pt/particulares/outros/termos-e-condicoes/Pages/nos-id.aspx. Se o utilizador cliente já possuir as credenciais de acesso ao serviço NOS ID (utilizador NOS ID e palavra passe), deverá iniciar sessão (login) na App com essas credenciais, caso contrário deve efetuar previamente o registo no serviço NOS ID.

3.       O acesso à App TV Cinemas NOS é garantido através do serviço de TV (IRIS ou UMA) fornecido pelas empresas de comunicações eletrónicas do Grupo NOS. O cliente utilizador poderá autenticar-se na App através da introdução do número de Cartão NOS, caso pretenda beneficiar das condições associadas à utilização do Cartão NOS na aquisição de bilhetes.

4.      O acesso às Apps é gratuito. No entanto, o cliente utilizador é responsável pelos custos decorrentes da transmissão de dados ou da utilização dos serviços de TV ao aceder às funcionalidades das Apps NOS Cinemas, calculados de acordo com o respetivo tarifários do operador de telecomunicações.

5.         O cliente utilizador das Apps será inteiramente responsável por manter a segurança da sua conta e das credenciais de acesso.

6.        Os Cinemas NOS poderão suspender ou extinguir o acesso à conta do cliente utilizador, a qualquer momento e livremente ou em caso de violação da lei ou dos presentes termos e condições.

 

Aquisição de bilhetes para acesso às salas dos Cinemas NOS

 

Os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente nas bilheteiras dos Cinemas NOS, através do website cinemas.nos.pt, através da App Cinemas NOS ou da App TV Cinemas NOS.

 

Aquisição de bilhetes nas bilheteiras

 

1.         Os Cinemas NOS dispõem de pontos únicos de venda, onde os clientes podem adquirir os bilhetes de cinema e produtos de bar. Em alguns cinemas, existem bilheteiras, onde é possível apenas a aquisição de bilhetes. Poderão existir locais destinados ao atendimento exclusivo de clientes que tenham reservado ou comprado os seus bilhetes previamente através de outros meios.

2.         Os clientes devem respeitar as filas de espera para aquisição de bilhetes e produtos de bar. A NOS respeitará a prioridade para pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo.

3.         Os clientes poderão adquirir os bilhetes utilizando o cartão estudante, sénior, o Cartão NOS ou outros que resultem de parcerias promocionais, caso em que será exigida a apresentação do documento de identificação.

4.        Os clientes deverão confirmar se os bilhetes de cinema adquiridos e respetivos recibos ou fatura se encontram de acordo com o solicitado assim como conferir o eventual troco.

 

Aquisição de bilhetes através do website cinemas.nos.pt, da App Cinemas NOS ou da App TV Cinemas NOS

 

1.       A aquisição de bilhetes através do website exige a autenticação do cliente utilizador através do serviço NOS ID ou o preenchimento de um formulário com dados de identificação e dados de contacto do cliente utilizador, podendo incluir nomeadamente, nome, número de telemóvel, endereço de email e, opcionalmente, número do Cartão NOS.

2.       A aquisição de bilhetes através da App Cinemas NOS exige a autenticação do cliente utilizador através do serviço NOS ID.

3.       A aquisição de bilhetes através da App TV Cinemas NOS apenas exige a introdução do número do Cartão NOS, caso pretenda beneficiar das condições associadas à utilização do Cartão NOS na aquisição de bilhetes.

4.      A aquisição de bilhetes, em qualquer dos meios, website ou Apps, implica o tratamento de dados de faturação e de pagamento, podendo incluir nomeadamente, número de contribuinte, morada e formas de pagamento.

5.       A aquisição de bilhetes através da App Cinema NOS é permitida até 30 (trinta) minutos após o início de cada sessão de cinema. No caso do website cinemas.nos.pt ou da App TV Cinemas NOS a aquisição é permitida até 5 (cinco) minutos antes do início de cada sessão de cinema. Em qualquer caso, poderá haver limitações ao número de bilhetes a adquirir por cada sessão de cinema.

6.      Os Cinemas NOS não se responsabilizam por quaisquer interferências, interrupções, desconexões, anomalias, falhas, demoras, imprecisões, defeitos ou atrasos no envio do SMS com o bilhete e que decorram de dados incorretos, imprecisos ou errados disponibilizados pelo cliente no momento da adquisição do Bilhete ou qualquer outro facto ou motivo fora do controlo ou alheio à vontade da Cinemas NOS.

 

Pagamento e faturação no caso de aquisição de bilhetes através do website, da App Cinemas NOS ou da App TV Cinemas NOS

 

1.       As formas de pagamento dos bilhetes são o cartão de crédito, MB WAY, PayPal ou formas que venham a ser disponibilizados.

2.       A fatura e os bilhetes adquiridos são enviados através do endereço de email previamente definido pelo cliente e por um SMS para o respetivo número de telefone móvel a confirmar a compra.

3.       Os bilhetes adquiridos através da App Cinemas NOS também são disponibilizados na própria aplicação.

4.      No caso dos bilhetes adquiridos com cartão estudante ou sénior, o cliente deverá confirmar, no momento da validação do bilhete à entrada do cinema, a sua identificação, através da apresentação do respetivo documento de identificação, sob pena da entrada não ser permitida.

5.       O cliente é responsável por conferir antes da compra o filme, a sessão, a data, o cinema e outras informações do bilhete a adquirir.

6.      Nos termos da legislação em vigor o cliente não beneficia do direito de livre resolução, relativamente aos bilhetes adquiridos, exceto no caso de não realização ou interrupção definitiva da sessão.

7.       A impossibilidade de comparência do cliente no dia e hora da sessão ou o erro na escolha dos bilhetes não conferem o direito a alteração ou devolução do valor dos mesmos.

8.      A aquisição dos bilhetes apenas poderá ser anulada por causas técnicas ou operacionais imputáveis à Cinemas NOS.

 

Utilização do Cartão NOS

 

1.       A aquisição de bilhetes utilizando o Cartão NOS, está sujeita às condições de utilização desse cartão, a consultar em: www.nos.pt/particulares/pacotes/Paginas/cartao-nos.aspx.

2.       O Cartão NOS permite ao Cliente adquirir nos Cinemas NOS dois bilhetes de cinema pelo preço de um para a mesma sessão ou, na compra de um bilhete de cinema, ter uma oferta de bar, consoante a promoção que estiver em vigor a cada momento.

3.       O benefício atribuído pelo Cartão NOS poderá não englobar alguns serviços, acesso a algumas salas ou tipo de conteúdos e taxas de serviço e estará sempre sujeito à disponibilidade de bilhetes em cada momento. O benefício não é acumulável com outras ofertas e promoções.

4.      Na aquisição de bilhetes através da App Cinemas NOS, quando os clientes utilizadores efetuam a autenticação através do serviço NOS ID, e caso sejam clientes utilizadores que possuam Cartão NOS, o número do Cartão NOS ficará automaticamente associado aos dados tratados naApp.

5.       No acesso às salas de cinema será solicitado ao seu portador a apresentação do Cartão NOS e do documento de identificação, exceto no caso dos bilhetes apresentados através da App Cinemas NOS.

 

Dados Pessoais

 

1.       A entidade responsável pelo tratamento de dados pessoais é a NOS Cinemas.

2.       O encarregado da proteção de dados poderá ser diretamente contactado através de carta enviada para NOS – DPO, Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600-404 Lisboa ou do endereço de email dpo.privacidade@nos.pt.

3.       Os dados pessoais são tratados por serem necessários à prestação do serviço, ao cumprimento de obrigações legais impostas à NOS, ao prosseguimento de interesses legítimos da NOS ou porque foram objeto de consentimento.

4.      Os dados pessoais fornecidos pelo cliente ou gerados pela utilização do serviço serão processados e armazenados informaticamente, destinando-se a ser tratados pela NOS Cinemas para, por exemplo, a gestão de cliente e prestação de serviço, comunicação de produtos e serviços e vendas, gestão de redes e sistemas, gestão contabilística, fiscal e administrativa, controlo da segurança da informação e da segurança física e cumprimento de obrigações legais.

5.       O tratamento de dados de identificação e de utilização pela NOS Cinemas para fins de comunicação de produtos e serviços será efetuado de acordo com a opção de consentimento manifestado pelo cliente. A App Cinemas NOS poderá, mediante consentimento, tratar o dado de localização para comunicação de produtos ou serviços personalizados. Esse tratamento é ativo ou desativo no próprio equipamento móvel do utilizador da App.  

6.      O consentimento deve ser prévio, livre, informado, específico e inequívoco, manifestado numa declaração escrita, oral ou através da validação de uma opção. O cliente pode opor-se ao tratamento de dados para fins de comunicação de produtos e serviços a qualquer momento, através da App Cinemas NOS, do website cinemas.nos.pt ou do endereço de email dpo.privacidade@nos.pt.

7.       A informação sobre os bilhetes comprados com o Cartão NOS poderá ser utilizada pelas empresas de comunicações eletrónicas do Grupo NOS para fins de comunicação dos seus produtos e serviços, de acordo com as suas opções de consentimento e nos termos descritos nas Condições Gerais do Cartão NOS, a consultar em  www.nos.pt/particulares/pacotes/Paginas/cartao-nos.aspx

8.      Os dados pessoais são conservados por períodos de tempo diferentes, consoante a finalidade a que se destinam e tendo em conta critérios legais, de necessidade e minimização do tempo de conservação.

9.      A NOS Cinemas pode recorrer a subcontratantes para efeitos do tratamento de dados pessoais, ficando estas entidades obrigadas a desenvolver as medidas técnicas e organizativas adequadas à proteção dos dados e assegurar a defesa dos direitos do titular.

10.   É garantido ao cliente o direito de acesso, retificação, oposição, apagamento, limitação e portabilidade dos seus dados pessoais. O exercício dos direitos pode ser solicitado mediante pedido escrito enviado para NOS – DPO, Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600-404 Lisboa ou para o endereço de email  dpo.privacidade@nos.pt

11.   Sem prejuízo da possibilidade de reclamar junto da NOS Cinemas, o cliente pode apresentar uma reclamação diretamente à autoridade de controlo.

12.   O cliente pode obter informação completa e atualizada sobre a política de privacidade e tratamento de dados pessoais da NOS, disponível em www.nos.pt/privacidade.




Data de criação: 23 de março de 2016
Data de modificação: 05 de dezembro de 2019